Com muito pouco movimento exterior, Zhan Zhuang é das formas mais potentes da disciplina de Chi Kung. Trata-se de um sistema singular que trabalha o funcionamento do corpo humano através de uma série de posturas cuidadosamente escolhidas ao longo de uma tradição milenar.
Zhan Zhuang significa “de pé como uma árvore”, e referências a esta prática encontram-se nos escritos de Lao Tsé no Tao Te Ching.
A prática sugere o desenvolvimento de grande força interna, como a que se desenvolve numa árvore magnífica. Estes exercícios podem ser praticados por qualquer um, sendo irrelevante a idade ou estado de saúde. Os movimentos e posturas são simples e a forma como afectam cada um depende das necessidades e capacidades individuais.
Zhan Zhuang pertence a uma sistema mais vasto de artes marciais, Yiquan ou Da Chang Chuan, e foi desenvolvido durante a primeira metade do século XX em Pequim pelo Mestre Wang Xiangzhai, considerado o fundador da versão moderna do sistema que foi trazido para a Europa pelo Mestre Lam KamChuen.
Na casa há uma colecção de livros bastante interessante que podem ser consultados durante a estadia por quem estiver interessado em conhecer melhor estas práticas.